hospedagem de sites gratis

BannerFans.com BannerFans.com

05/01/11

Notas Musicais

Notas musicais

Vamos aprender agora sobre as notas musicais, mas para um melhor entendimento, vou ilustrar os exemplos com as teclas do teclado musical, é mais fácil lembrar as teclas, do que ter que decorar as posições no braço do violão (por enquanto).
As notas musicais podem ser naturais ou notas denominadas acidentes. As notas naturais, são as notas que não sofrem nenhuma alteração no som. São elas:
DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI
Veja na figura das teclas e notas no teclado musical:
Mais para frente você ira entender porque as notas acabarão voltando para inicio, ou seja:
As notas musicais denominadas como acidentes, são aquelas que sofreram aumento ou diminuição no valor da nota natural ( alterações acidentalmente no som). Existem diferentes tipos de acidentes. São eles:
Sustenido, bemol, bequadro, dobrado sustenido e dobrado bemol. Por enquanto, vamos aprender só dois, o sustenido e o bemol.
* O sustenido recebe o símbolo (#) após o nome ou cifra correspondente da nota musical.
Veja:
DÓ#, RÉ#, FÁ#, SOL# e LÁ#.
Obs.: Essas notas pronunciam-se DÓ sustenido, RÉ sustenido etc… A alteração sofrida na nota é do aumento de ½ (meio) tom, só que são notas distintas, como você pode observar no exemplo das teclas do teclado musical, as pretas e as brancas.
O sustenido recebe esse sinal (#), quando executado da esquerda para direita. Para ficar mais fácil o entendimento, veja a figura de um teclado musical e a indicação das notas Sustenidos (#):
Como mostra a figura, as teclas brancas são as notas naturais (DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LA, SI) e as teclas pretas são as notas denominadas acidentes“sustenidos (#)”
OS bemóis (b) são:
RÉb, MIb, SOLb, LÁb e SIb.
Obs.: Essas notas pronunciam-se RÉ bemol, MI bemol etc… A alteração sofrida na nota é da diminuição de 1/2 (meio) tom.
Veja a figura do teclado musical e a indicação das notas bemóis(b):
Complicou? Como pode ter apenas 5 teclas pretas sendo que elas podem ser sustenidos (#) e bemóis(b)?
é simples, da mesma forma que as notas sustenidos (#) recebem este sinal quando executadas da esquerda para direita,
as bemóis (b) recebem este sinal quando executadas da direita para esquerda.
Veja na seqüencia de notas: RÉ, FÁ#, LÁ, DÓ.
Tocando essas notas na ordem que segue (RÉ, FÁ#, LÁ, DÓ), na tecla preta do teclado musical que pode ser FÁ# ou SOLb torna-se Sustenido (#), nesse caso fica sendo o FÁ# porque foi executado da esquerda para a direita.
Veja o outro exemplo: DÓ, MÍb, SOL, RÉ
Tocando essas notas na ordem que segue (DÓ, MÍb, SOL, RÉ), a tecla preta que pode ser RÉ# ou Mib, torna-se bemol(b), fica sendo nesse caso o Mib, porque foi executado da direita para esquerda como indicado.
Este foi um breve resumo das notas e os acidentes musicais. Não vou dar mais exemplos para não dar uma confusão nos seus estudos….
Para finalizar, veja com é o símbolo sustenido e bemol:
Sustenido
Bemol
A medida que você for evoluindo em conhecimento os textos ficarão mais técnicos e completos.
Clave de SOL
A partitura que usamos para se tocar violão é a com clave de sol. que iremos estudar com bastante detalhe conforme for aumentando o nível de estudo. É esta que usaremos para violão.

Clique Para Ouvir


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com