Recomende

VIOLÃO

Primeiro dedilhado no violão (mão direita)

A parte mais complicada para o iniciante em minha opinião é a forma como posicionar o violão na perna (direita ou esquerda) e a posição da mão (direita e esquerda). Como você já pode perceber, eu repito bastante a mesma informação, é para “Grudar na sua mente” e você não esquecer. Dessa vez vou colocar outra figura para indicar a forma correta de posicionar a mão direita que no caso de destro é utilizada para fazer dedilhado, batida, solo. com palheta é feito de um modo parecido, e por ai em diante… Essa figura é como se fosse tirada de dentro para fora do violão (de dentro da caixa de ressonância pela boca do violão):
Deixe sempre a mão nessa posição quando for fazer um dedilhado, repousadas sobre as cordas para que sua mão direita se acostume a ficar posicionada de forma correta. Como você ainda não aprendeu sobre “acordes” (executado com a mão esquerda), toque com as cordas soltas, mas segurando o braço do violão como mostrado em artigo anterior (veja pag. iniciante).
Lembre-se que a mão direita é indicada pela inicial do nome de cada dedo exemplo:
P= Polegar,
I= Indicador,
M= Médio
A= Anular.
Obs.: “De normal” o mínimo não é usado na execução.
Agora com a mão posicionado como mostrado na figura, siga esses passos: a) Deixe o I (indicador), M (médio) e A (anular) fixos nas 3 primeiras corda (cordas primas) e toque apenas com o polegar a 6ª corda (E), depois a 5ª corda (A) e por fim a 4ª corda (D).
Obs.: Repita a sequência descendo (6ª corda, 5ª corda, 4ª corda) e depois subindo ( 4ª corda, 5ª corda, 6ª corda) sempre deixando o I (indicador),M (médio) e A (anular) posicionado como mostra a figura anterior e pronunciando o nome da nota correspondente das cordas tentando imitar o som das notas com a voz, para mentalizar e aprender seu nome e melodia. Repita várias vezes.
b) Agora faça ao contrário, deixe o P (polegar) fixo na 6ª corda (E), e execute a sequência : I (indicador), M (médio) e A (anular). Fica distribuindo desta forma das cordas: I (indicador) = 3ª corda (G), M (médio)= 2ª corda (B) e A (anular)=1ª corda (E).
Obs.: Execute descendo (I,M,A), depois subindo (A,M,I)e o P (polegar), deixe semi-imóvel na 6ª corda Pronuncie também o nome das notas de cada corda solta (1ª= E, 2ª= B, 3ª= G) dessa forma rapidamente você irá aprender o nome das cordas e suas numerações. Estude e treine até voar os pedaços 
das unhas…. Rsrsrsrsrs…. 
Obs.: em tablaturas o numero "0" significa que na corda onde ele estiver você deve tocar a corda solta sem o uso da mão esquerda, e exercícios que vou passar também. Ou seja nas cordas Bordões, a corda deve ser tocada apenas pela mão direita, com o polegar, E nas cordas primas com os dedos indicado, médio e anular. dessa forma as cordas vão estar soltas.


COMO  AFINAR  O  VIOLÃO  E  GUITARRA



Afinação Tradicional

Essa etapa é super importante Antes de tocar o instrumento. Sempre afine o seu violão antes de tocar, pois assim você se acostuma com o som das notas como realmente são, ou seja, afinados. Com isso você educa seu ouvido mais rápido, alem deque violão desafinado irrita qualquer um!!!
Ao tocar as cordas livres, apenas com a mão direita, a partir da mais aguda, (de baixo para cima) nós emitimos os sons da notas:
Afine usando as Tarraxas, girando ela da direita para esquerda, assim você vai estar aumentando a afinação da corda, e girando da esquerda para direita você vai estar diminuindo a afinação da corda. Comece a afinar as cordas de Baixo para Cima:
E|------------------------------------------------ 6º afine Mi
A|------------------------------------------------ 5º afine
D|------------------------------------------------ 4º afine
G|------------------------------------------------ 3º afine Sol
B|------------------------------------------------ 2º afine Si
E|------------------------------------------------ 1º afine Mi
Afinador de violão Online!!!
CLIQUE  NO  LINK  ABAIXO   
Sempre antes de tocar o instrumento deve se conferir a afinação. Temos que dispor de um Diapasão ou um afinador digital que emite a nota Lá (440 Hertz). Tem afina dores a venda em lojas de música se caso você não tiver um.
Como usar o Afinador digital:
ligue o afinador, e o coloque ele perto da boca do violão em um ambiente sem barulho. Se o seu violão não for elétrico o barulho não ira interferir na afinação. No violão elétrico aumente o volume no Maximo antes de afinar, e a bateria deve estar conectada dentro do violão e com carga elétrica.
toque a 1ª corda de baixo para cima a mais fina, o som devera sair E no visor do afinador, e o ponteiro deve ficar no meio no rumo da luz verde, isso indica que esta afinada. Se não aparecer no afinador a nota E é porque está desafinada, ou aparecer E mais estiver com o ponteiro para direita ou para esquerda e a luz do afinador estiver vermelha é porque essa corda esta desafinada. Ou seja, baixa demais se a luz estiver para esquerda do afinador ou muito alta se estiver para direita.
Se o afinador indicar notas anteriores a que você está afinando, Ex: Se você esta tocando a corda E mais o som emitido está como D movimente a tarraxa para sua esquerda aumentando a nota até aparecer E, daí é só afinar até o ponteiro do afinador ficar verde.
Outro Ex: Se você esta tocando a corda E mais o som emitido está como G movimente a tarraxa
Para sua direita diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota E emitida pelo Diapasão com o ponteiro do afinador centralizado na luz verde. Ou seja, até aparecer à nota que dá nome a corda que estamos afinando.
Dai é só fazer o processo de baixo para cima.
Afine a 1ª corda E, a segunda B, a terceira G, a quarta D, a quinta A e por fim a sexta E.
Daí é só tocar ou treinar. rsrsrs
Outro modo de afinar:
Para quem esta iniciando nos estudos de como tocar violão, uma grande dificuldade encontrada, é na hora de afinar o violão…
Garanto que é apenas uma questão de treino (para o ouvido) você logo mais estará com o ouvido bastante “educado”, apto a afinar o violão com perfeição.
Como se trata de um estudo, vale apena destacar que, para afinar o violão é preciso de um “instrumento auxiliar”, pode ser outro instrumento musical com a afinação pré-determinada como, por exemplo, um teclado musical, o diapasão ou até mesmo softwares específicos que tem na Internet. Vamos ilustrar o Diapasão, que pode ser carregado para qualquer lugar. Imaginou ir tomar uma cervejinha no boteco e levar um “teclado musical” só pra afinar o violão?
Ao vibrar o diapasão e colocar-lo próximo ao ouvido, sairá um som agudo, que representa a nota A (Lá) na freqüência de 440 Hz. Esse som você vai usar para afinar a 5ª corda do violão, que corresponde a nota A (Lá), você tem que igualar o som da 5ª corda com o som do diapasão.
Já afinado a 5ª corda A (Lá), você já pode afinar as demais pelo som da mesma. Segue abaixo a seqüência de afinação:
a) Afine a 5ª corda A (Lá) pelo som do diapasão.
b) Pressione a 5ª corda (A) na 5ª casa (contando as casa da esquerda para a direita). A nota da 5ª casa será D(Ré), mesma nota correspondente a 4ª corda solta. Iguale o som da 4ª corda solta, com o som da 5ª casa da 5ª corda“.
c) Após ter afinado a 4ª corda D(Ré), pressione a 5ª casa da 4ª corda. A nota da 5ª casa dessa corda é G(Sol), mesmo som da 3ª corda solta.Iguale o som da 3ª corda solta, com o som da 5ª casa da 4ª corda”.
d) Agora que já afinou a 3ª corda G(Sol), faça um pouco diferente, pressione a 3ª corda na 4ª casa. A nota da 4ª casa é B(Si), mesmo som da 2ª corda solta. “Iguale o som da 2ª corda solta, com o som da 4ª casa da 3ª corda.
e) Após afinar a 2ª corda B(Si), pressione a 2ª corda na 5ª casa. A nota da 5ª casa é E (Mi “agudo”), mesmo som da 1ª corda solta. “Iguale o som da 1ª corda solta, com o som da 5ª casa da 2ª corda“.
f) Para finalizar, Pressione a 5ª casa da 6ª corda E(Mi “grave”). A nota da 5ª casa é A (Lá), mesmo som da 5ª corda solta. “Iguale o som da 5ª casa da 6ª corda com o som da 5ª corda solta“.
É isso ai! Leia e releia quantas vezes lhe for possível… Quem não conseguir afinar um violão corretamente, não será um bom músico.
Dicas para limpeza do seu violão
Este assunto é um tanto controverso, mas vou publicar aqui aquilo que aprendi durante esses quase trinta anos que convivo com meus instrumentos, seja o violão ou o violino. Basicamente as dicas aqui mencionadas, servem para quase todos os tipos de instrumentos de madeira. Então vamos às dicas:
Não use ceras, óleos e qualquer produto que deixe umidade no instrumento. A madeira tem que estar sempre seca para que o som não seja prejudicado;
Os instrumentos possuem uma camada de verniz que protege o instrumento, portanto, basta uma flanela seca para a limpeza;
Faça a limpeza toda vez que parar de tocar. Principalmente nas cordas que é para a retirada de impurezas deixadas pela nossa mão e que levam ao enferruja mento das cordas (se for de aço);
Você pode também fazer a limpeza do braço e dos trastes, usando um Bombril. O vídeo abaixo é do Luthier Ricardo Dias e vai ajudar nessa tarefa;
A única parte do vilão que pode ser passado algum produto é no braço. Em outras partes NÃO use nenhum produto para a limpeza;
Em último caso - eu disse em último caso - a benzina é um produto que não reage com o verniz, mas só se for muito necessário. Lembre-se, se você limpar periodicamente, não vai chegar a esses extremos.
Mantenha seu instrumento sempre limpo que, além de ficar com uma aparência mais bonita, ajuda na manutenção do som.
Se precisar fazer uma limpeza radical, é melhor procurar um especialista no assunto, ou seja, um bom Luthier.