Recomende

05/01/2011

Dedilhados

Exercícios de dedilhado


Agora que você já sabe colocar, posicionar a mão esquerda no braço do violão e executar os acordes treine várias séries de dedilhados (mão direita) para você adquirir bastante coordenação motora da mão direita. Como são vários exercícios, vou dividir em vários artigos.
Para você praticar esses dedilhados, utilize essa seqüência de acordes (mão esquerda) assim como mostrado nas figuras. Primeiro (Sol maior), depois (Dó maior) e por fim (Ré maior):
Lembre-se: Primeiro toque o dedo “P” onde esta marcando o “X”, no diagrama de acorde. Depois siga a seqüência indicada em cada exemplo. Como há três divisórias nas figuras abaixo, cada divisão corresponde a um acorde. 1ª divisão G, 2ª divisão C e na 3ª divisão D. Treine bastante!!


Obs.: Essas figuras correspondem as cordas do violão. As cordas mais grossas (bordões) estão na parte inferior. As cordas mais finas (primas) estão na parte superior. Dessa forma, à medida que você for praticando por essas figuras, você se acostumará na hora de praticar exercícios por partituras (veremos adiante).


 Ou seja, as notas mais graves na partitura, ficam na parte inferior do pentagrama. Aguarde os outros exercícios de dedilhado, aos poucos vai ter bastantes exercícios de dedilhado para você treinar e adquirir uma boa coordenação motora nos dedilhados.
Segue a continuação dos exercícios de dedilhado. Utilize os mesmos critérios do artigo anterior e os mesmos acordes (G, C e D).

Esses dedilhados dificultam na execução até para quem é intermediário. Então você que é iniciante, não se preocupe com a velocidade, se preocupe apenas com a alteração entre um dedo e outro da mão direita. Logo mais coloco outros exercícios de dedilhado.



Mais exercícios de dedilhado… Parece simples, mas não é! É a partir desses exercícios que você “vai dar individualidade aos seus dedos I, M e A“. Utilize os mesmos critérios dos artigos anteriores e os mesmos acordes (G, C e D). Treine bastante!!!

Um comentário: