Recomende

05/01/2011

Mudando de Acordes

Exercícios de mudanças de acordes


ESPERO QUE TENHAS TREINADO BASTANTE OS EXERCÍCIOS DO ACORDE “C“ (DÓ MAIOR) SEM PESTANA E O ACORDE “F“ (FÁ MAIOR) COM PESTANA. VAMOS TREINAR UM POUCO A MUDANÇA DE ACORDES.

A seqüência utilizada será sem pestana.

Veja a seqüência:

Com essa seqüência de acordes você vai utilizar o dedo “1″(mão esquerda) como base para mudar entre um acorde e outro. Começaremos pelo acorde (Dó maior), depois pelo acorde Am (Lá menor) e por fim pelo acordeD7 (Ré com sétima).


Faça dessa forma:

1°) Para o acorde C (Dó maior), coloque o dedo 3 na 3ª casa da 5ª corda. Depois o dedo 2 na 2ª casa da 4ª corda. Por fim coloque o dedo 1 na 1ª casa da 2ª corda. Pronto!! Esta colocada o acorde (Dó maior).



2) Vamos mudar do acorde (Dó maior) para o acorde Am (Lá menor). Deixe o dedo “1″ imóvel na  casa da 2ª corda e o o dedo “2″ também imóvel na 2ª casa da 4ª corda . Logo a baixo, coloque o dedo 3 que estava na 3ª casa da 5ª corda, para a 2ª casa da 3ª corda. Dessa forma rapidamente mudamos do acorde (Dó maior) para Am(Lá menor). Fácil não!?


3) Agora vamos mudar de Am (Lá menor) para D7 (Ré com sétima). Continue com o dedo “1″ imóvel na 1ª casada 2ª corda. Na mesma reta(vertical) desça o dedo 2 que estava na 2ª casa da 4ª corda, para a 2ª casa da 3ª corda. Com o dedo 3 você desce na mesma reta (vertical) em que ele estava e coloque na 2ª casa da 1ª corda. Pronto!


Por enquanto treine apenas a posição da mão esquerda no braço do violão.


Faça essa seqüência descendo (C, Am e D7), depois subindo (D7, Am e C ), depois intercalando entre (C, D7 eAm) ou (Am, C e D7). “Treine várias vezes, sem preguiça…” Assim que estiver com um maior reflexo na troca das posições dos acordes, comece interagindo com a mão direita também.

.: Interação mão direita e esquerda :.

 


No acorde C (dó maior), com a mão direita você vai fazer o seguinte dedilhado:


1°) Dedo “P” na 5ª corda(onde esta marcado o “X” no diagrama).


2°) Dedo “I” na 3ª corda(1ª bolinha preta no diagrama).

3°) Dedo “M” na 2ª corda(2ª bolinha preta no diagrama).


4°) Por fim, dedo “A” na 1ª corda( 3ª bolinha preta do diagrama).


Para fazer o dedilhado nos demais acordes (Am e D7), mude apenas os toques com o dedo “P” que na figura esta marcado pelo “X”. Observe que as “bolinhas prestas” dos acordes (C, Am e D7)estão na mesma posição no diagrama.

Só não pode desistir, parece difícil a primeira vista, mas é bem simples esse exercício. É importante semprebuscarmos a perfeição em tudo aquilo que formos fazer… No violão não é diferente… Busque sempre a perfeição!!!

Exercícios mudanças de acordes (c/ pestana)
O exercício do artigo anterior com a seqüência C, Am e D7você usou como base de referência para a troca de um acorde para o outro o dedo “1″ (mão esquerda). Vamos treinar uma seqüência de acordes com a base de troca entre um acorde e outro, como o dedo “2″ (mão esquerda). A seqüência de acordes é (Fá maior), D7 (Ré maior com sétima), e (Lá maior).
Veja:

Lembre-se que quando o acorde tiver uma pestana completa (6 cordas pressionadas), você vai iniciar pela pestana com o dedo “1″(mão esquerda). Depois segue a seqüência normal dos demais dedos. Use o conhecimento adquirido nos artigos anteriores…
Nessa seqüência (F, D7 e A) o dedo “2″ (mão esquerda) fica imóvel na 2ª casa da 3ª corda. Os demais dedos, você usa o diagrama de acorde para colocar as posições corretas. Treine essa combinação em várias seqüências:
Exercícios mudanças de acordes (c/ pestana)
O exercício do artigo anterior com a seqüência C, Am e D7você usou como base de referência para a troca de um acorde para o outro o dedo “1″ (mão esquerda). Vamos treinar uma seqüência de acordes com a base de troca entre um acorde e outro, como o dedo “2″ (mão esquerda). A seqüência de acordes é (Fá maior), D7 (Ré maior com sétima), e (Lá maior). Veja:


Lembre-se que quando o acorde tiver uma pestana completa (6 cordas pressionadas), você vai iniciar pela pestana com o dedo “1″(mão esquerda). Depois segue a seqüência normal dos demais dedos. Use o conhecimento adquirido nos artigos anteriores…
Nessa seqüência (F, D7 e A) o dedo “2″(mão esquerda) fica imóvel na 2ª casa da 3ª corda. Os demais dedos, você usa o diagrama de acorde para colocar as posições corretas. Treine essa combinação em várias seqüências:

Faça primeiro a troca dos acordes no braço do violão, fazendo apenas as posições. Assim que você pegar maior flexibilidade na troca entre um acorde e outro, utilize a indicação na figuras do diagrama de acorde e faça o dedilhado (mão direita) desta forma:
Dedo “P”(polegar no “X”), dedo “I”( 1ª bolinha preta), dedo “M”( 2ª bolinha preta) e dedo “A”( 3ª bolinha preta). Da mesma forma que o artigo anterior.
A forma mais fácil de você pegar prática na hora de trocar de acorde, é aprender pegar referências entre um acorde e outro, assim como explicado nos 2 artigos. Nunca desanimes!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário