Recomende

04/01/2011

Mudando de Acordes

Exercícios de mudanças de acordes

ESPERO QUE TENHAS TREINADO BASTANTE OS EXERCÍCIOS DO ACORDE “C“ (DÓ MAIOR) SEM PESTANA E O ACORDE “F“ (FÁ MAIOR) COM PESTANA. VAMOS TREINAR UM POUCO A MUDANÇA DE ACORDES.
  A seqüência utilizada será sem pestana.
                                                                      Veja a seqüência:

Com essa seqüência de acordes você vai utilizar o dedo “1″(mão esquerda) como base para mudar entre um acorde e outro. Começaremos pelo acorde C (Dó maior), depois pelo acorde Am (Lá menor) e por fim pelo acordeD7 (Ré com sétima).

Faça dessa forma:
1°) Para o acorde C (Dó maior), coloque o dedo 3 na 3ª casa da 5ª corda. Depois o dedo 2 na 2ª casa da 4ª corda. Por fim coloque o dedo 1 na 1ª casa da 2ª corda. Pronto!! Esta colocada o acorde C (Dó maior).

2) Vamos mudar do acorde C (Dó maior) para o acorde Am (Lá menor). Deixe o dedo “1″ imóvel na 1ª casa da 2ª corda e o o dedo “2″ também imóvel na 2ª casa da 4ª corda . Logo a baixo, coloque o dedo 3 que estava na 3ª casa da 5ª corda, para a 2ª casa da 3ª corda. Dessa forma rapidamente mudamos do acorde C (Dó maior) para Am(Lá menor). Fácil não!?

3) Agora vamos mudar de Am (Lá menor) para D7 (Ré com sétima). Continue com o dedo “1″ imóvel na 1ª casada 2ª corda. Na mesma reta(vertical) desça o dedo 2 que estava na 2ª casa da 4ª corda, para a 2ª casa da 3ª corda. Com o dedo 3 você desce na mesma reta (vertical) em que ele estava e coloque na 2ª casa da 1ª corda. Pronto!
Por enquanto treine apenas a posição da mão esquerda no braço do violão.

Faça essa seqüência descendo (C, Am e D7), depois subindo (D7, Am e C ), depois intercalando entre (C, D7 eAm) ou (Am, C e D7). “Treine várias vezes, sem preguiça…” Assim que estiver com um maior reflexo na troca das posições dos acordes, comece interagindo com a mão direita também.

.: Interação mão direita e esquerda :.

No acorde C (dó maior), com a mão direita você vai fazer o seguinte dedilhado:

1°) Dedo “P” na 5ª corda(onde esta marcado o “X” no diagrama).

2°) Dedo “I” na 3ª corda(1ª bolinha preta no diagrama).

3°) Dedo “M” na 2ª corda(2ª bolinha preta no diagrama).

4°) Por fim, dedo “A” na 1ª corda( 3ª bolinha preta do diagrama).

Para fazer o dedilhado nos demais acordes (Am e D7), mude apenas os toques com o dedo “P” que na figura esta marcado pelo “X”. Observe que as “bolinhas prestas” dos acordes (C, Am e D7)estão na mesma posição no diagrama.

Só não pode desistir, parece difícil a primeira vista, mas é bem simples esse exercício. É importante semprebuscarmos a perfeição em tudo aquilo que formos fazer… No violão não é diferente… Busque sempre a perfeição!!!

Exercícios mudanças de acordes (c/ pestana)
O exercício do artigo anterior com a seqüência C, Am e D7, você usou como base de referência para a troca de um acorde para o outro o dedo “1″ (mão esquerda). Vamos treinar uma seqüência de acordes com a base de troca entre um acorde e outro, como o dedo “2″ (mão esquerda). A seqüência de acordes é F (Fá maior), D7 (Ré maior com sétima), e A (Lá maior).
Veja:
Lembre-se que quando o acorde tiver uma pestana completa (6 cordas pressionadas), você vai iniciar pela pestana com o dedo “1″(mão esquerda). Depois segue a seqüência normal dos demais dedos. Use o conhecimento adquirido nos artigos anteriores…
Nessa seqüência (F, D7 e A) o dedo “2″ (mão esquerda) fica imóvel na 2ª casa da 3ª corda. Os demais dedos, você usa o diagrama de acorde para colocar as posições corretas. Treine essa combinação em várias seqüências:
Exercícios mudanças de acordes (c/ pestana)
O exercício do artigo anterior com a seqüência C, Am e D7, você usou como base de referência para a troca de um acorde para o outro o dedo “1″ (mão esquerda). Vamos treinar uma seqüência de acordes com a base de troca entre um acorde e outro, como o dedo “2″ (mão esquerda). A seqüência de acordes é F (Fá maior), D7 (Ré maior com sétima), e A (Lá maior). Veja:

Lembre-se que quando o acorde tiver uma pestana completa (6 cordas pressionadas), você vai iniciar pela pestana com o dedo “1″(mão esquerda). Depois segue a seqüência normal dos demais dedos. Use o conhecimento adquirido nos artigos anteriores…
Nessa seqüência (F, D7 e A) o dedo “2″(mão esquerda) fica imóvel na 2ª casa da 3ª corda. Os demais dedos, você usa o diagrama de acorde para colocar as posições corretas. Treine essa combinação em várias seqüências:
Faça primeiro a troca dos acordes no braço do violão, fazendo apenas as posições. Assim que você pegar maior flexibilidade na troca entre um acorde e outro, utilize a indicação na figuras do diagrama de acorde e faça o dedilhado (mão direita) desta forma:
Dedo “P”(polegar no “X”), dedo “I”( 1ª bolinha preta), dedo “M”( 2ª bolinha preta) e dedo “A”( 3ª bolinha preta). Da mesma forma que o artigo anterior.
A forma mais fácil de você pegar prática na hora de trocar de acorde, é aprender pegar referências entre um acorde e outro, assim como explicado nos 2 artigos. Nunca desanimes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário