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05/01/2011

Os Acordes e sua Montagem

Os Acordes e sua Montagem

Antes de tudo, quero deixar uma coisa bem definida:
Nota é diferente de Acorde pois:
Nota = É a menor divisão de um acorde, ou seja, qualquer barulho é uma nota.
As notas, por sua vez, estão contidas dentro de uma série de oito notas musicais mais conhecidas como "escala cromática" com intervalos de tom e semitons entre uma nota e outra, começando e terminando com a mesma nota,
Ex.: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí, Dó.
Acorde = É a união de várias notas, em harmonia, formando assim um único som.
Os acordes podem ser classificados em:
• Maiores = São as notas puras, sem nenhuma distorção ou mistura com outras notas, ex.: C, D, E, F, G...
• Menores = É a união de três tons e um semitom.
• Sustenido = Faz com que a nota seja enviada seja elevada meio tom. C#m, G#, F#m, etc...
• Bemol = Faz com que a nota seja abaixada meio tom, ex.: Bb, Ab, etc...
• Dissonantes = É uma nota que causa uma dissonância e produz uma distorção e não condiz com o real absoluto, deixando o iniciante confuso e ao iniciante fascinado! ex.: A4, B5+, etc...
• Consonantes = São notas que se misturam à outras, ex.: C/G, G/F, etc....
• Tom = É a distância entre dois tons, ex.: C-D,F-G, etc...
• Semitom = É a menor distância entre dois tons, ex.:C-C#, D-D#, etc...
Para que todo o mundo falasse a mesma linguagem na música, foi desenvolvido um sistema, que consiste em representar as notas e os acordes pelas letras do nosso alfabeto, em qualquer parte do mundo a representação será a mesma. O gráfico mostra o acorde (acima) e a nomenclatura (abaixo).
Dó Ré Mí Fá Sol Lá Sí
C - D - E - F- G - A – B
Formação de acordes:
Os acordes são formados pela parte melódica e pelo baixo.
• Melodia parte do acorde formada pela união de graus como veremos a seguir.
• Baixo parte do acorde cuja função é de dar "peso" na música ou realçar a nota grave do acorde.
Graus 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º ...
Notas C D E F G A B ...
Veja que os Graus estão representados por números ( 1º grau, 2º grau, 3º grau, 4º grau, 5º grau, grau, grau), essa forma é pouco usada, no geral são substituídos por números romanos ( I II III IV V VI VII).
Ficando assim a forma mais usada:
Graus I II III IV V VI VI ...
Notas C D E F G A B ...
Formação básica dos acordes:
1º: FORAMAMOS AS NOTAS MÚSICAIS COM DISTANCIA DE MEIO E MEIO TOM ( ½ ) ENTRE ELAS.
½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ etc...
C C# D D# E F F# G G# A A# B C C# D D# E F F# G G# A etc...
2º: RETIRAMOS AS NOTAS DA ESCALA NÃO MAIS DE ½ EM ½ TOM, E SIM PELOS GRAUS CARACTERISTICOS DA ESCALA DIATÔNICA, QUE SÃO: 1 1 ½ 1 1 1 ½ (Tom, Tom, Semi-tom, Tom, Tom, Tom, Semi-tom), Ou de maneira abreviada (T – T - S – T - T - T - S).
Obs.: A escala Diatônica Maior, ou Diatônica serve de modelo para as outras escalas, não se monta acordes em cima da escala menor, pois ela é o modo eólio da escala maior.
Para usar essa teoria ( 1 1 ½ 1 1 1 ½) temos que escolher uma nota musical como partida, que será o dito como Tom da escala, na musica tônal.
Ex. partimos da nota Dó, junto com os outros 11 sons musicais, até chegar uma 8ª que é o próprio C:
1 1 ½ 1 1 1 ½ etc...
C C# D D# E F F# G G# A A# B C etc...
Encontraremos essas notas:
C D E F G A B C
E para cada uma delas daremos uma sequência a se chama grau.
Ficando assim o modo de leitura: (segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo...), mais escreve-se em números romanos.
Ex. na escala Diatônica de Dó:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV
Notas C D E F G A B C D E F G A B C
t t s t t t s t t s t t t s
OS ACORDES:
Para ser considerado acorde, ele deve ter na sua formação no mínimo três notas, formando a tríade. Se for menor que isso é considerado intervalo. Para uma acorde ficar mais cheio, são repetidas alguma notas da tríade, com notas de mesmo som, só que uma mais grave, e outra mais aguda.
ACORDES MAIORES:
Os acordes Maiores são formados do: I III V Graus. Com o 3º grau ficando como Maior.
Ex. na escala Diatônica de Dó:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX ...
Notas C D E F G A B C D ...
t t s t t t s t
Ex.: Para formar o acorde de Dó Maior, pegamos o 1º grau que é a tônica do acorde que queremos, no caso a nota C,mais o 3º grau chamado de Mediante, que caracteriza e nos diz se o acorde é Maior ou menor, mais o 5º grau que serve de preenchimento pois é o grau Dominante, e causa uma tenção no acorde.
Ficando o acorde de C assim:
I III V
C E G
Daí é só fazer essa escala com todas as notas, partindo da nota que você quer transformar em acorde que será a Tonica, mais todas as 11 notas que vem depois dela, daí elimine as que não encaixam na escala diatônica usando o sistema ( T – T - S – T - T - T – S ), pondo o grau correto para cada nota, e depois retire apenas o I III V Graus para formar a tríade.
ACORDES menores:
Os acordes menores são formados do: I III V Graus. Porem o 3º terceiro grau volta ½ tom atrás, ficando uma 3ª menor.
Ex. na escala Diatônica de Dó:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX
Notas C D Eb F G A B C D
t s t t t t s t
Ex.: Para formar o acorde de Dó menor, pegamos o 1º grau que é a tônica do acorde que queremos, no caso a nota C,mais o 3º grau que caracteriza e nos diz se o acorde é Maior ou menor, e diminuímos ele em meio tom atrás, que será a nota Eb, mais o 5º grau que serve de preenchimento.
Ficando assim o acorde de Cm (Dó menor):
I III V
C Eb G
Daí é só fazer essa escala com todas as notas, partindo da nota que você quer transformar em acorde que será a Tonica, mais todas as 11 notas que vem depois dela, daí elimine as que não encaixam na escala diatônica usando o sistema ( T – s - t – T - T - T – S ), pondo o grau correto para cada nota, e depois retire apenas o I III V Graus para formar a tríade.
OS ACORDES Maiores com 7ª e menores com 7ª = sétima menor (7-):
Ex. na escala Diatônica de Dó Maior:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX
Notas C D E F G A B C D
t t s t t t s t
Ex.: Para formar o acorde de C7, pegamos o grau que é a tônica do acorde que queremos, no caso a nota C, mais o 3º grau que caracteriza e nos diz se o acorde é Maior ou menor, mais o 5º grau que serve de preenchimento e adiciona-se o7º grau, menos meio tom abaixo, do que está na escala, pois o que aparece na escala é a 7ª Maior (7+), e a sétima que queremos é a 7ª menor (7-) e não a Maior .
Ficando o acorde de C assim:
I III V VII
C E G Bb
Para encontrar os outros acordes:
é só fazer essa escala com todas as notas, partindo da nota que você quer transformar em acorde que será a Tonica, mais todas as 11 notas que vem depois dela, daí elimine as que não encaixam na escala diatônica usando o sistema ( T – s - t – T - T - T – S ) se quiser a sétima de um acorde Maior, ou use ( T – s - t – T - T - T – S ) para acordes menores com sétima.
pondo o grau correto para cada nota, e depois retire apenas o I III V Graus para formar a tríade, e depois veja qual é a VII e a diminua em 1/2 tom e acrescente a tríade.
Veja qual é a Lógica do Campo Harmônico, sobre qualquer tom maior:
Você pega o tom e monta sua escala dentro da escala Diatônica que é ( t - t – s – t – t – t - s ).
Daí você já vai ter a harmonia da escala. Os acordes serão montados em cima dessa harmonia, não podendo nenhuma nota dos acordes infringir as notas que formam a escala diatônica do tom, para não ocorre dissonância.
Para cada grau da escala, será montado um acorde, e esses acordes só poderão ter notas que façam parte da escala que iram fazer parte.
Ex. na escala Diatônica de Dó Maior:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX
Notas C D E F G A B C D
t t s t t t s t
É só partir de um grau da escala, pule uma nota, pegue próxima nota, pule mais uma nota, pegue a próxima.
Faça isso nos sete graus da escala, partindo de cada um deles, e pegando as duas notas que faltam, pulando uma nota e pegando a outra, até encontrar os 7 acordes do Campo Harmônico.
Obs.: Em todos os tons quando chegar no 7º grau (Sensível), que for montar o acorde, terá que diminuir o quinto grau (Justo) da montagem do acorde em ½ tom, ficando o acorde com o quinto grau Diminuto (°), para não fugir do campo harmônico do tom.
Ficando assim o Campo Harmônico de C: (Acordes que combinam com a escala)
C Dm Em F G Am Bm(5°)
Veja a escala de C:
Intervalos Tríade = Acorde
1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 8ª 9ª 10ª 11ª 12ª 13ª 14ª I III V
C D E F G A B C D E F G A B C E G = C
C D E F G A B C D E F G A B D F A = Dm
C D E F G A B C D E F G A B E G B = Em
C D E F G A B C D E F G A B F A C = F
C D E F G A B C D E F G A B G B D = G
C D E F G A B C D E F G A B A C E = Am
C D E F G A B C D E F G A B B D F = Bm (b5) quinta diminuta
Acordes Relativos (de mesma escala)
Se observarmos atentamente notará que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, até os acordes que formam seu campo harmônico, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor. Portanto, são tons relativos o sexto da escala maior, sendo uma escala relativa de tom menor:
Dó maior e Lá menor
Dó# maior e Lá# menor
Ré maior e Si menor
Ré# maior e Dó menor
Mi maior e Dó# menor
Fá maior e Ré menor
Fá# maior e Ré# menor
Sol maior e Mi menor
Sol# maior e Fá menor
Lá maior e Fá# menor
Lá# maior e Sol menor
Si maior e Sol# menor
Toda tonalidade maior tem como seu tom relativo uma tonalidade menor, e toda tonalidade menor tem com seu tom relativo uma tonalidade maior.
Acordes:
Dissonantes:
Dissonantes são acordes com alteração de graus na sua formação, são elas que dão o brilho na música. Os acordes são formados através dos 1º, 3º e 5º graus da escala, e agora veremos que todos os graus presentes entre eles são considerados dissonantes.
Vamos a escala de C (dó).
Notas C D E F G A B
Graus 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª
Ou seja, o acorde de C é formado pelos graus 1º , 3º e 5º ou seja, C, E e G! Agora :C, E e G# formam a C5+ pois o 5o grau foi aumentado em meio tom. E para montar uma dissonância menor é só diminuir o grau!
Assim:
1ª, 3ª e 5ª formam o C, mas se baixarmos a 5ª em meio tom será um C5-
Consonantes:
Consonante é o acorde com alterações no seu baixo, ou seja, as dissonantes têm alterações nos graus de sua formação; já as consonantes no seu baixo. Basta apenas trocar o baixo original pela nota que se deseja. Assim: C= 1ª , 3ª e 5ª graus mais o baixo em C, se você deseja fazer um C/B é só fazer a melodia de C= 1ª , 3ª e 5ª graus e ao invés de fazer o baixo na nota C, fazer no B.

ESCALAS MAIORES

As 7 notas musicas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI nessa següência é utilizada como base de formação da “Escala maior”. Vale relembrar que, quando a distância de uma nota for 1 tom(não esqueça cada nota e cada acidente, vale 1/2 “meio tom”) será utilizado a letra Tpara simplificar.
Quando a distância for de apenas 1/2 tom (meio tom) será utilizado a letra S(semitom). Agora vamos pegar essa sequência de notas e mostrar como vamos tirar a base de formação da escala maior. A sequência DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI, na hora de somar a distância entre uma nota e outra, os acidentes(“# “e “b”) entram na soma.
Lembre-se: toda nota vale 1/2 tom(meio tom), e o intervalo vai somar a distância entre uma nota e outra!!! Vamos lá!!!!
Qual a distância entre e ? A distância é 1 tom. Escondemos o porque ela é a primeira nota não entra na soma, contamos só da nota posterior, nesse caso é dó#. Então soma-se: DÓ# + = 1 tom. obs.: Quando a distância for 1 tom, use o “T(que significa: “Tom”) , dê preferência a falar “T“(tom).
Qual a distância entre e MI? A distância é T(1 tom). Esconde o RÉ porque ela é a primeira nota da soma, contamos só da nota posterior, que é RÉ#. Então soma-se: RÉ#+ MI = T (1 tom).
Qual a distância entre MI e ? A distância é S( 1/2 tom, ou, meio tom). Entre MI e não tem nenhum acidente(“#” ou “b”), ao esconder o MI para a soma, sobra apenas o que vale S 1/2 tom (meio tom). obs.: Quando a distância for 1/2 tom(meio tom), use o “S(significa: “semitom”) , dê preferência a falar “S“(semitom).
Qual a distância entre e SOL? A distância éT(tom). Porque ao somar: FA# + SOL = “T(1 tom). Qual a distância entre SOL e ? A distância é T(tom). Porque ao somar: SOL# + = “T(1 tom).
Qual a distância entre e SI? A distância é T(tom). Porque ao somar: LÁ# + SI = “T(1 tom). Qual a distância entre SI e dó? A distância é S(semitom). Porque quando esconder o SI, sobra apenas o (cada nota musical vale meio tom, ou , semitom). Obs.: Como você pôde perceber, ao chegar na ultima nota(SI), fizemos referência de distância com a nota , essa nota fica sendo VIII grau(oitavo grau). o que muda é que o 1° (I grau) terá o Som mais Grave que o 2° (VIII grau).
Esse é o jeito mais fácil para você saber com é formado e como formar a escala maior. Aprenda essa regra: T T S T T T S
Lembre-se o I grau(primeiro grau) determina o nome da escala. E a escala vai determinar o TOM da música. Por exemplo essa escala que utilizamos, o tom dela é DO maior ou simplesmente escala de DÓ maior.
Veja agora como essa regra T T S T T T S é utilizada em todas as notas naturais(DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI) para a formação de cada uma escala maior:
.: Escala de maior :.
.: Escala de maior :.
.: Escala de MI maior :.
.: Escala de maior:
.: Escala de SOL maior :.
.: Escala de maior :.
.: Escala de SI maior:.
Sugiro que você pegue um caderno comum e faça várias vezes todas as escala utilizando apenas a regra T T S T T T S, caso você tenha alguma dúvida, volte e analise as figura e faça um comparativo. Para você entender o próximo artigo, você tem que saber formar a escala maior em todos os TONS.
Mais adiante, falamos mais sobre escala… É isso ai!!!! Formação dos acordes maiores
Acorde é uma combinação de 3 ou mais notas.
Quando for combinação de 3 notas, chamamos de tríade, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. Quando for combinação de 4 notas, chamamos de tétrade, utilizado na formação dos acordes com 7(acordes com sétima), 6(acordes com sexta),9(acordes com nona), etc.… Fora esses também veremos as inversões.
Se contente por enquanto apenas com a tríade. A sequência DÓ, DÓ#, RÉ, RÉ#, MI, FÁ, FÁ#, SOL,SOL#, LÁ, LÁ#, Sí e , mostrado várias vezes nos artigos, chama-se “escala cromática” e a sequência de DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI(sem os acidentes “#” e “b“), chama-se “escala de DÓ maior” ou “escala natural”.
Com base nessas duas sequências vamos tirar a “fórmula de formação dos acordes”. Para que você entenda melhor sobre formação dos acordes, você tem que entender muito bem sobre a formação da escala maior, mostrado no artigo anterior, pois ela é a base de tudo.
Lembra-se dos “graus” simbolizados pelos algarismos romanos? Não!?
Então veja:
Vamos formar o acorde maior. A regra é pegar-mós a “I”(primeira nota), “III”(terceira nota) e a “V”(quinta nota) da escala maior. A “I”será a nota tônica, a “III” indicará se o acorde é maior ou menor e a“V” indicará se é aumentado ou diminuto(combinando com a terceira).
Veja a formação do acorde “C(dó maior):
c.png
Essa combinação tem que ter o intervalo de 2tons da “I”(primeira) para a “III“(terceira) e 1tom e meio da “III“(terceira) para a “V“(quinta). vamos somar os intervalos. Para somar a distância entre (primeira) e MI(terceira), soma-se:DÓ# + RÉ + RÉ# + MI= 2 tons(cada nota vale 1/2 meio tom).
Obs.: Lembre-se que na soma, oculta-se a 1ª nota de cada referência(nesse caso é ).Para somar a distância entre MI(terceira) e SOL(quinta), soma-se: FÁ + FÁ# + SOL = 1 tom e meio(cada nota vale 1/2 meio tom).`
Obs.: Mais uma vez! Na soma, oculta-se a 1ª nota de cada referência(nesse caso é MI). Concluímos que a fórmula para formação dos acordes maiores é primeiramente pegar a I, III e V nota da escala correspondente e o intervalo entre essas notas tem que ser 2tons da “I”(primeira) para a“III”(terceira) e 1tom e meio da “III”(terceira) para a “V”(quinta).
Veja as combinações dos outros acordes maiores:
.: Acorde “C“(dó maior) :.

.: Acorde “D“(ré maior) :.

.: Acorde “E“(mi maior) :.

.: Acorde “F“(fá maior) :.

.: Acorde “G“(sol maior) :.

.: Acorde “A“(lá maior) :.

.: Acorde “B“(si maior) :.

Eles ficaram com esse desenho de montagem:
c.pngd.pnge.pngf.pngg.pnga.pngb.png
Por enquanto, vou passar apenas sobre tríade, no decorrer dos artigos, voltarei a falar sobre o assunto e colocar mais detalhes. Aprenda essa fórmula de criar acordes maiores, porque é a base de todos os outros, menores, aumentados, com 7, etc.… É isso ai!!!
Formação dos acordes menores
As tríades (combinação 3 notas) são formadas pela I, III e V notas da escala correspondente(escala de dó, escala de ré, etc.…), a diferença esta no intervalo entre esses 3 graus(I, III, V). Para formação dos ACORDES MENORES, o intervalo entre a“I”(primeira) e a “III”(terceira) tem que ter 1 tom e meio, e a distância entre a “III”(terceira) e a “V”(quinta) tem que ter 2 tons.
Para os ACORDES MAIORES, o intervalo é 2 tons da “I”(primeira) para a “III”(terceira) e 1 tom e meio da “III”(terceira) para a“V”(quinta). A diferença entre os ACORDES MAIORES e ACORDES MENORES, esta na “III”(terceira), reduziu 1/2 meio tom. Veja a figura do acorde C(dó maior) e Cm(dó menor) e faça o comparativo:
.: Acorde “C” (dó maior) :.

.: Acorde “Cm“(dó menor) :.

obs.: Para escrever a cifra dos acordes, são utilizados vários símbolos para diferenciar um do outro(se ele é maior, menor, etc.…). No exemplo mostrado logo acima, oC é o nome do acorde e o m significa MENOR(tem que ser um “mminúsculo). Creio que você já sabe somar os intervalos, mas, para que não haja dúvida vamos somar o intervalo de Cm(Dó menor).
A distância entre a “I”(primeira) e a “III”(terceira) tem que ter 1tom e meio.
Soma-se: DÓ# + + MIb = 1tom e meio. Dessa forma a“III”(terceira) nota fica sendo MIb. A distância entre a “III”(terceira) e a “V”(quinta) tem que ter 2 tons. Como a “III”(terceira) ficou sendo Mib, soma-se: MI+ + FÁ# +SOL = 2tons. Dessa forma a “V”(quinta) nota fica sendo SOL.
Veja todos os acordes menores:
.: Acorde “Cm“(dó menor) :.

.: Acorde “Dm“(ré menor) :.

.: Acorde “Em“(mi menor) :.

.: Acorde “Fm“(fá menor) :.

.: Acorde “Gm“(sol menor) :.

.: Acorde “Am“(lá menor) :.

.: Acorde “Bm“(si menor) :.

Ou seja:
Cm dó menorDm ré 
menorEm mi 
menorFm fá 
menorGm sol 
menorAm lá 
menorBm si 
menor
Mais uma batalha vencida! No próximo artigo, vamos aprender a formação dos ACORDES DIMINUTOS.
Esse assunto pode parecer insignificante, mas não é… Se você não aprender sobre intervalo e formação de acordes, não entendera os próximos artigos. É preferencial que você pegue um caderno e repita várias vez a soma dos intervalos de cada acorde. Ao terminar acesse o artigo novamente e verifique se está correto suas anotações.
Formação dos Acordes com (sétima menor):
Através da escala Diatônica maior ou menor, conforme o acorde que se quer retirar a 7ª, Retiramos o I, III e IV Graus "1º, 2º e 5º Graus" da escala para formar o acorde e com essa tríade"3 notas e suas repetições" de notas forma-se um acorde maior ou menor conforme os tons e semitons que usarmos, como já vimos, e depois disso adicionamos o VII grau da escala menos 1/2 semitom voltando na escala.
Vamos ver a escala de C... C7ª(7ªmenor) C7 dó com 7(sétima) Sua 7ª Maior(7ªM) é Si, diminuindo um semitom 1/2 ela ficara Bb e virará 7ª menor(). Veja: Antes Depois 7ªM 7ª VII VII Si Bb Pode também pegar o VIII grau que é o mesmo que o I grau e diminuir 1 tom inteiro, que você achará a 7ª do acorde ou 7ª menor.
Outras coisas a se saber:
Toda escala surge da escala Cromática ( que são todas notas com seu sustenido "#" ou bemol "b")
porem metade das notas ficam sempre ocultas ao formar qualquer nova escala, pois somente a escala cromática possui todos os tons e semitons, por isso acabam não aparecendo.
Notas que podem ter sustenido # e bemol b
OBS.: Em todas as escalas
* e não tem bemol "b"
seu valor será eseu valor será
e
*Mi e não tem sustenido "#"
seu valor será eseu valor será
Veja em verde as notas ocultas da escala de C
I II III IV V VI VII VIII GRAU
1 1 1/2 1 1 1 1/2 TOM
C C# D D# E F F # G G# A A # B C
1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 SEMITOM
Ex. : A escala Diatônica de C (Dó Maior)
(Essa sequencia abaixo de tons é Características da Escala Maior)
Tom 1 1 1/2 1 1 1 ---->> Características da Escala Maior
Grau I II III IV VI VII VIII
C D E F G A B
Formados pelas notas C E G sendo repetidas apenas essas 3 notas dentro do acorde formando uma tríade ou seja "3 notas".
O Baixo do Acorde "Tônica":
é a nota mais grave que dá nome ao acorde.
Ex. no Acorde de C, vai ser a nota .
pressionando a 3ª casa da corda Lá, que será a nota C
Monte o acorde com os dedos da mão esquerda, depois a primeira nota a ser tocada vai ser o Baixo do Acorde "Nota principal" sem tocar as cordas ou notas acima do baixo do acorde. com a mão direita descendo tocando as demais notas, conforme o ritmo da música e tipo de batida da mão direita, dai pode haver batidas de baixo para cima e de cima para baixo intercalando conforme o gênero musical.
Ex. : no caso do acorde C se toca ele primeiro antes das outras notas da tríade,
na casa onde está o 3º dedo da mão esquerda o anelar, representado pelo numero 3 na figura, com a mão direita você tira o som dessa nota, descendo para as demais tirando o som delas, tocando assim seu 1º acorde.

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