Os Acordes e sua Montagem
Antes de tudo, quero deixar uma coisa bem definida:
Nota é diferente de Acorde pois:
Nota = É a menor divisão de um acorde, ou seja, qualquer barulho é uma nota.
As notas, por sua vez, estão contidas dentro de uma série de oito notas musicais mais conhecidas como "escala cromática" com intervalos de tom e semitons entre uma nota e outra, começando e terminando com a mesma nota,
Ex.: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá, Sí, Dó.
Acorde = É a união de várias notas, em harmonia, formando assim um único som.
Os acordes podem ser classificados em:
• Maiores = São as notas puras, sem nenhuma distorção ou mistura com outras notas, ex.: C, D, E, F, G...
• Menores = É a união de três tons e um semitom.
• Sustenido = Faz com que a nota seja enviada seja elevada meio tom. C#m, G#, F#m, etc...
• Bemol = Faz com que a nota seja abaixada meio tom, ex.: Bb, Ab, etc...
• Dissonantes = É uma nota que causa uma dissonância e produz uma distorção e não condiz com o real absoluto, deixando o iniciante confuso e ao iniciante fascinado! ex.: A4, B5+, etc...
• Consonantes = São notas que se misturam à outras, ex.: C/G, G/F, etc....
• Tom = É a distância entre dois tons, ex.: C-D,F-G, etc...
• Semitom = É a menor distância entre dois tons, ex.:C-C#, D-D#, etc...
Para que todo o mundo falasse a mesma linguagem na música, foi desenvolvido um sistema, que consiste em representar as notas e os acordes pelas letras do nosso alfabeto, em qualquer parte do mundo a representação será a mesma. O gráfico mostra o acorde (acima) e a nomenclatura (abaixo).
Dó Ré Mí Fá Sol Lá Sí
C - D - E - F- G - A – B
Formação de acordes:
Os acordes são formados pela parte melódica e pelo baixo.
• Melodia parte do acorde formada pela união de graus como veremos a seguir.
• Baixo parte do acorde cuja função é de dar "peso" na música ou realçar a nota grave do acorde.
Graus 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º ...
Notas C D E F G A B ...
Veja que os Graus estão representados por números ( 1º grau, 2º grau, 3º grau, 4º grau, 5º grau, 6º grau, 7º grau), essa forma é pouco usada, no geral são substituídos por números romanos ( I II III IV V VI VII).
Ficando assim a forma mais usada:
Graus I II III IV V VI VI ...
Notas C D E F G A B ...
Formação básica dos acordes:
1º: FORAMAMOS AS NOTAS MÚSICAIS COM DISTANCIA DE MEIO E MEIO TOM ( ½ ) ENTRE ELAS.
½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ ½ etc...
C C# D D# E F F# G G# A A# B C C# D D# E F F# G G# A etc...
2º: RETIRAMOS AS NOTAS DA ESCALA NÃO MAIS DE ½ EM ½ TOM, E SIM PELOS GRAUS CARACTERISTICOS DA ESCALA DIATÔNICA, QUE SÃO: 1 1 ½ 1 1 1 ½ (Tom, Tom, Semi-tom, Tom, Tom, Tom, Semi-tom), Ou de maneira abreviada (T – T - S – T - T - T - S).
Obs.: A escala Diatônica Maior, ou Diatônica serve de modelo para as outras escalas, não se monta acordes em cima da escala menor, pois ela é o modo eólio da escala maior.
Para usar essa teoria ( 1 1 ½ 1 1 1 ½) temos que escolher uma nota musical como partida, que será o dito como Tom da escala, na musica tônal.
Ex. partimos da nota Dó, junto com os outros 11 sons musicais, até chegar uma 8ª que é o próprio C:
1 1 ½ 1 1 1 ½ etc...
C C# D D# E F F# G G# A A# B C etc...
Encontraremos essas notas:
C D E F G A B C
E para cada uma delas daremos uma sequência a se chama grau.
Ficando assim o modo de leitura: (segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo...), mais escreve-se em números romanos.
Ex. na escala Diatônica de Dó:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV
Notas C D E F G A B C D E F G A B C
t t s t t t s t t s t t t s
OS ACORDES:
Para ser considerado acorde, ele deve ter na sua formação no mínimo três notas, formando a tríade. Se for menor que isso é considerado intervalo. Para uma acorde ficar mais cheio, são repetidas alguma notas da tríade, com notas de mesmo som, só que uma mais grave, e outra mais aguda.
ACORDES MAIORES:
Os acordes Maiores são formados do: I III V Graus. Com o 3º grau ficando como Maior.
Ex. na escala Diatônica de Dó:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX ...
Notas C D E F G A B C D ...
t t s t t t s t
Ex.: Para formar o acorde de Dó Maior, pegamos o 1º grau que é a tônica do acorde que queremos, no caso a nota C,mais o 3º grau chamado de Mediante, que caracteriza e nos diz se o acorde é Maior ou menor, mais o 5º grau que serve de preenchimento pois é o grau Dominante, e causa uma tenção no acorde.
Ficando o acorde de C assim:
I III V
C E G
Daí é só fazer essa escala com todas as notas, partindo da nota que você quer transformar em acorde que será a Tonica, mais todas as 11 notas que vem depois dela, daí elimine as que não encaixam na escala diatônica usando o sistema ( T – T - S – T - T - T – S ), pondo o grau correto para cada nota, e depois retire apenas o I III V Graus para formar a tríade.
ACORDES menores:
Os acordes menores são formados do: I III V Graus. Porem o 3º terceiro grau volta ½ tom atrás, ficando uma 3ª menor.
Ex. na escala Diatônica de Dó:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX
Notas C D Eb F G A B C D
t s t t t t s t
Ex.: Para formar o acorde de Dó menor, pegamos o 1º grau que é a tônica do acorde que queremos, no caso a nota C,mais o 3º grau que caracteriza e nos diz se o acorde é Maior ou menor, e diminuímos ele em meio tom atrás, que será a nota Eb, mais o 5º grau que serve de preenchimento.
Ficando assim o acorde de Cm (Dó menor):
I III V
C Eb G
Daí é só fazer essa escala com todas as notas, partindo da nota que você quer transformar em acorde que será a Tonica, mais todas as 11 notas que vem depois dela, daí elimine as que não encaixam na escala diatônica usando o sistema ( T – s - t – T - T - T – S ), pondo o grau correto para cada nota, e depois retire apenas o I III V Graus para formar a tríade.
OS ACORDES Maiores com 7ª e menores com 7ª = sétima menor (7-):
Ex. na escala Diatônica de Dó Maior:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX
Notas C D E F G A B C D
t t s t t t s t
Ex.: Para formar o acorde de C7, pegamos o 1º grau que é a tônica do acorde que queremos, no caso a nota C, mais o 3º grau que caracteriza e nos diz se o acorde é Maior ou menor, mais o 5º grau que serve de preenchimento e adiciona-se o7º grau, menos meio tom abaixo, do que está na escala, pois o que aparece na escala é a 7ª Maior (7+), e a sétima que queremos é a 7ª menor (7-) e não a Maior .
Ficando o acorde de C assim:
I III V VII
C E G Bb
Para encontrar os outros acordes:
é só fazer essa escala com todas as notas, partindo da nota que você quer transformar em acorde que será a Tonica, mais todas as 11 notas que vem depois dela, daí elimine as que não encaixam na escala diatônica usando o sistema ( T – s - t – T - T - T – S ) se quiser a sétima de um acorde Maior, ou use ( T – s - t – T - T - T – S ) para acordes menores com sétima.
pondo o grau correto para cada nota, e depois retire apenas o I III V Graus para formar a tríade, e depois veja qual é a VII e a diminua em 1/2 tom e acrescente a tríade.
Veja qual é a Lógica do Campo Harmônico, sobre qualquer tom maior:
Você pega o tom e monta sua escala dentro da escala Diatônica que é ( t - t – s – t – t – t - s ).
Daí você já vai ter a harmonia da escala. Os acordes serão montados em cima dessa harmonia, não podendo nenhuma nota dos acordes infringir as notas que formam a escala diatônica do tom, para não ocorre dissonância.
Para cada grau da escala, será montado um acorde, e esses acordes só poderão ter notas que façam parte da escala que iram fazer parte.
Ex. na escala Diatônica de Dó Maior:
Graus I II III IV V VI VII VIII IX
Notas C D E F G A B C D
t t s t t t s t
É só partir de um grau da escala, pule uma nota, pegue próxima nota, pule mais uma nota, pegue a próxima.
Faça isso nos sete graus da escala, partindo de cada um deles, e pegando as duas notas que faltam, pulando uma nota e pegando a outra, até encontrar os 7 acordes do Campo Harmônico.
Obs.: Em todos os tons quando chegar no 7º grau (Sensível), que for montar o acorde, terá que diminuir o quinto grau (Justo) da montagem do acorde em ½ tom, ficando o acorde com o quinto grau Diminuto (°), para não fugir do campo harmônico do tom.
Ficando assim o Campo Harmônico de C: (Acordes que combinam com a escala)
C Dm Em F G Am Bm(5°)
Veja a escala de C:
Intervalos Tríade = Acorde
1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 8ª 9ª 10ª 11ª 12ª 13ª 14ª I III V
C D E F G A B C D E F G A B C E G = C
C D E F G A B C D E F G A B D F A = Dm
C D E F G A B C D E F G A B E G B = Em
C D E F G A B C D E F G A B F A C = F
C D E F G A B C D E F G A B G B D = G
C D E F G A B C D E F G A B A C E = Am
C D E F G A B C D E F G A B B D F = Bm (b5) quinta diminuta Acordes Relativos (de mesma escala)
Se observarmos atentamente notará que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, até os acordes que formam seu campo harmônico, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor. Portanto, são tons relativos o sexto da escala maior, sendo uma escala relativa de tom menor:
Dó maior e Lá menor
Dó# maior e Lá# menor
Ré maior e Si menor
Ré# maior e Dó menor
Mi maior e Dó# menor
Fá maior e Ré menor
Fá# maior e Ré# menor
Sol maior e Mi menor
Sol# maior e Fá menor
Lá maior e Fá# menor
Lá# maior e Sol menor
Si maior e Sol# menor
Toda tonalidade maior tem como seu tom relativo uma tonalidade menor, e toda tonalidade menor tem com seu tom relativo uma tonalidade maior.
Acordes:
Dissonantes:
Dissonantes são acordes com alteração de graus na sua formação, são elas que dão o brilho na música. Os acordes são formados através dos 1º, 3º e 5º graus da escala, e agora veremos que todos os graus presentes entre eles são considerados dissonantes.
Vamos a escala de C (dó).
Notas C D E F G A B
Graus 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª
Ou seja, o acorde de C é formado pelos graus 1º , 3º e 5º ou seja, C, E e G! Agora :C, E e G# formam a C5+ pois o 5o grau foi aumentado em meio tom. E para montar uma dissonância menor é só diminuir o grau!
Assim:
1ª, 3ª e 5ª formam o C, mas se baixarmos a 5ª em meio tom será um C5-
Consonantes:
Consonante é o acorde com alterações no seu baixo, ou seja, as dissonantes têm alterações nos graus de sua formação; já as consonantes no seu baixo. Basta apenas trocar o baixo original pela nota que se deseja. Assim: C= 1ª , 3ª e 5ª graus mais o baixo em C, se você deseja fazer um C/B é só fazer a melodia de C= 1ª , 3ª e 5ª graus e ao invés de fazer o baixo na nota C, fazer no B.
ESCALAS MAIORES
Formação dos Acordes com 7ª (sétima menor):
Através da escala Diatônica maior ou menor, conforme o acorde que se quer retirar a 7ª, Retiramos o I, III e IV Graus "1º, 2º e 5º Graus" da escala para formar o acorde e com essa tríade"3 notas e suas repetições" de notas forma-se um acorde maior ou menor conforme os tons e semitons que usarmos, como já vimos, e depois disso adicionamos o VII grau da escala menos 1/2 semitom voltando na escala.
Vamos ver a escala de C... C7ª(7ªmenor) Sua 7ª Maior(7ªM) é Si, diminuindo um semitom 1/2 ela ficara Bb e virará 7ª menor(7ª). Veja: Antes Depois 7ªM 7ª VII VII Si Bb Pode também pegar o VIII grau que é o mesmo que o I grau e diminuir 1 tom inteiro, que você achará a 7ª do acorde ou 7ª menor.
Outras coisas a se saber:
Toda escala surge da escala Cromática ( que são todas notas com seu sustenido "#" ou bemol "b")
porem metade das notas ficam sempre ocultas ao formar qualquer nova escala, pois somente a escala cromática possui todos os tons e semitons, por isso acabam não aparecendo.
Notas que podem ter sustenido # e bemol b
OBS.: Em todas as escalas
*Dó e Fá não tem bemol "b"
Dó seu valor será Sí e Fá seu valor será Mí
e
*Mi e Sí não tem sustenido "#"
Mí seu valor será Fá e Sí seu valor será Dó
Veja em verde as notas ocultas da escala de C
I II III IV V VI VII VIII GRAU
1 1 1/2 1 1 1 1/2 TOM
C C# D D# E F F # G G# A A # B C
1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 SEMITOM
Ex. : A escala Diatônica de C (Dó Maior)
(Essa sequencia abaixo de tons é Características da Escala Maior)
Tom 1 1 1/2 1 1 1 ---->> Características da Escala Maior
Grau I II III IV VI VII VIII
C D E F G A B
Formados pelas notas C E G sendo repetidas apenas essas 3 notas dentro do acorde formando uma tríade ou seja "3 notas".
O Baixo do Acorde "Tônica":
é a nota mais grave que dá nome ao acorde.
Ex. no Acorde de C, vai ser a nota Dó.
pressionando a 3ª casa da corda Lá, que será a nota C
Monte o acorde com os dedos da mão esquerda, depois a primeira nota a ser tocada vai ser o Baixo do Acorde "Nota principal" sem tocar as cordas ou notas acima do baixo do acorde. com a mão direita descendo tocando as demais notas, conforme o ritmo da música e tipo de batida da mão direita, dai pode haver batidas de baixo para cima e de cima para baixo intercalando conforme o gênero musical.
Ex. : no caso do acorde C se toca ele primeiro antes das outras notas da tríade,
na casa onde está o 3º dedo da mão esquerda o anelar, representado pelo numero 3 na figura, com a mão direita você tira o som dessa nota, descendo para as demais tirando o som delas, tocando assim seu 1º acorde.
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