Intervalo musical
O Intervalo musical é usado para medir a distância entre uma “nota e outra” da escala. Pra você entender melhor, para medir o peso usa-se o Kg (kilograma), para medir a hora usa-se o min (minuto) e por ai em diante. Para medir o intervalo musical, usa-se o tom (T) que equivale ao valor 1(um tom), só que, o “menor intervalo“ (distância que existe entre uma nota e outra) é 1/2t (meio tom).Existem vários tipos de escalas, cada escala tem uma regra para identificar qual sua classificação, se é “maior”, “menor”, etc…
Como simbologia global, as “figuras” que usamos para diferenciar se é Tom (equivale a 1) ou semitom (equivale meio tom) é a letra “T” para tom e a letra “S” para semitom. Repito mais uma vez, vamos usar a figura das teclas do teclado musical para ficar mais fácil o entendimento.
Veja a figura:
Como já falado, cada nota equivale a um 1/2 t (meio tom). O intervalo vai “somar literalmente” a “distância” entre uma “nota e outra“.
Por exemplo:
A distancia (intervalo) entre DÓ e DÓ# é 1/2t (meio tom), a distância entre DÓ e RÉ é 1t(um tom), a distância entre as notas DÓ e RÉ# é 1t e 1/2t(um tom e meio), a distância entre a nota DÓ e MI é 2t(dois tons), e por ai em diante.
Cada teclado do teclado musical equivale a 1/2t (meio tom) então:
DÓ =1/2 (meio tom), DÓ# = 1/2(meio tom), RÉ = 1/2(meio tom), etc…
Somando os valores temos:
Obs.: Não esqueça que quando for fazer essa soma, é igual se você fosse contar os dias da semana. Por exemplo, se hoje fosse Domingo, quantos dias faltariam para chegar à quarta-feira? Dai você soma Segunda + terça + quarta = 3 dias (oculta o Domingo).
Nas notas musicais são do mesmo jeito, ”estou na nota DÓ“, quanto falta para chegar à nota MI? Dai Você soma DÓ# + RÉ + RÉ# + MI = 2t ( dois tons, porque cada nota equivale a meio tom),ou seja, DÓ# + RÉ = 1t (um tom) e RÉ# + MI = 1t (um tom) somando o intervalo temos 2t (dois tons), então de DÓ para MI tem o intervalo de 2T(dois tons). Não é fácil?
O que medi a relação (se é a primeira, segunda, terceira nota…) entre uma nota e outra da escala é o grau. Cada nota da escala tem o nome de grau. Vamos simbolizar sobre grau, os “algarismos romanos” (I, II, III, IV, V, VI, VII, etc…). Veja a figura de como fazer a distribuição dos graus da escala de DÓ (escala natural sem nenhum acidente musical “#” ou “b”):
Nesse exemplo, fica sendo o DÓ “I” (o primeiro grau) o RÉ “II” (o segundo grau em relação a 1ª nota DÓ), o MI “III” (terceiro grau em relação a 1ª nota DÓ), etc… Sempre fazendo a referencia com a 1ª nota de cada escala.
Só pra detalhar um pouco mais sobre grau, existem:
*Graus conjuntos, é quando temos dois graus consecutivos. Exemplo: SOL, LÁ, SI.
*Graus disjuntos, é quando temos dois graus separados por um ou mais graus, ou seja, em uma ordem qualquer. Exemplo: Si, MI, SOL, MI, FÁ.
E para reforçar, sobre Semitom(S), existem dois, semitom diatônico e semitom cromático:
*Semitom diatônico, formado por duas notas que possuem nomes diferentes. Exemplo:
DÓ#, RÉ (dó sustenido, ré)
MI, FÁ
SI, DÓ
MI, FÁ
SI, DÓ
*Semitom cromático, formado por duas notas de nomes iguais. Exemplo:
LÁ, LÁ# (lá, lá sustenido)
MI, MIb (mi, mi bemol)
MI, MIb (mi, mi bemol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário