Recomende

05/01/2011

1º Dedilhado

Primeiro dedilhado no violão (mão direita)

A parte mais complicada para o iniciante em minha opinião é a forma como posicionar o violão na perna (direita ou esquerda) e a posição da mão (direita e esquerda). Como você já pode perceber, eu repito bastante a mesma informação, é para “Grudar na sua mente” e você não esquecer. Dessa vez vou colocar outra figura para indicar a forma correta de posicionar a mão direita que no caso de destro é utilizada para fazer dedilhado, batida, solo. com palheta é feito de um modo parecido, e por ai em diante… Essa figura é como se fosse tirada de dentro para fora do violão (de dentro da caixa de ressonância pela boca do violão):
Deixe sempre a mão nessa posição quando for fazer um dedilhado, repousadas sobre as cordas para que sua mão direita se acostume a ficar posicionada de forma correta. Como você ainda não aprendeu sobre “acordes” (executado com a mão esquerda), toque com as cordas soltas, mas segurando o braço do violão como mostrado em artigo anterior (veja pag. iniciante).
Lembre-se que a mão direita é indicada pela inicial do nome de cada dedo exemplo:
P= Polegar,
I= Indicador,
M= Médio
A= Anular.
Obs.: “De normal” o mínimo não é usado na execução.
Agora com a mão posicionado como mostrado na figura, siga esses passos: a) Deixe o I (indicador), M (médio) e A (anular) fixos nas 3 primeiras corda (cordas primas) e toque apenas com o polegar a 6ª corda (E), depois a 5ª corda (A) e por fim a 4ª corda (D).
Obs.: Repita a sequência descendo (6ª corda, 5ª corda, 4ª corda) e depois subindo ( 4ª corda, 5ª corda, 6ª corda) sempre deixando o I (indicador),M (médio) e A (anular) posicionado como mostra a figura anterior e pronunciando o nome da nota correspondente das cordas tentando imitar o som das notas com a voz, para mentalizar e aprender seu nome e melodia. Repita várias vezes.
b) Agora faça ao contrário, deixe o P (polegar) fixo na 6ª corda (E), e execute a sequência : I (indicador), M (médio) e A (anular). Fica distribuindo desta forma das cordas: I (indicador) = 3ª corda (G), M (médio)= 2ª corda (B) e A (anular)=1ª corda (E).
Obs.: Execute descendo (I,M,A), depois subindo (A,M,I)e o P (polegar), deixe semi-imóvel na 6ª corda Pronuncie também o nome das notas de cada corda solta (1ª= E, 2ª= B, 3ª= G) dessa forma rapidamente você irá aprender o nome das cordas e suas numerações. Estude e treine até voar os pedaços 
das unhas…. Rsrsrsrsrs…. 
Obs.: em tablaturas o numero "0" significa que na corda onde ele estiver você deve tocar a corda solta sem o uso da mão esquerda, e exercícios que vou passar também. Ou seja nas cordas Bordões, a corda deve ser tocada apenas pela mão direita, com o polegar, E nas cordas primas com os dedos indicado, médio e anular. dessa forma as cordas vão estar soltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário